domingo, 29 de maio de 2016

Tutorial: Como Jogar Super Smash Bros. Brawl e Melee no PC


Até alguns anos atrás, por volta de 2009 ou 2008, a ideia de jogar games de Wii no PC era um tanto complicada, já que a emulação desse console ainda estava nos primeiros passos, e exigia máquinas poderosas.

Porém, o tempo passou, e hoje o Dolphin, emulador de Game Cube e Wii está bem avançado, e o melhor de tudo é que pode rodar na maioria dos computadores atuais. Portanto, tanto Super Smash Bros. Melee quanto Super Smash Bros. Brawl podem rodar no seu desktop seguindo apenas algumas regrinhas.

Nessa postagem eu vou ensinar como rodar Brawl e Melee no seu computador.


Primeiro Passo: Conseguindo o Emulador.

Você vai precisar do Dolphin. Até o momento ele é de longe a melhor saída para emular Game Cube e Wii. Está bem atualizado, e praticamente não tem problemas de compatibilidade.

Para baixar o emulador, clique aqui e escolha a versão compatível com seu Windows.



Segundo Passo: Checando os Requisitos.

Essa é a parte mais importante: Como você já deve ter percebido, emular um console da sétima geração como o Wii pode exigir um certo poder do seu computador. Se você não tiver os requisitos, vai ter que parar por aqui.

Processador: Você vai precisar de um Dual-Core. Um processador com dois núcleos pode tirar de letra a emulação de boa parte dos jogos de Game Cube e Wii. Em alguns casos um Pentium 4 pode ser o suficiente, mas eu nunca testei. Em todo caso, um Dual-Core de 2.0 Ghz ou mais é o suficiente para Super Smash Bros. e também a maior parte dos jogos de Game Cube e talvez alguns de Wii.

Placa de Vídeo: O Dolphin não faz grande uso de placa de vídeo, a não ser que você queira jogar com prioridades especiais como Anti-Aliasing ou alta resolução. Mas lembre que o próprio Wii não faz uso dessas coisas. Você pode rodar o Dolphin com uma Intel HD Graphics, uma GeForce ou uma Radeon HD sem problemas. Não funciona em placas integradas de 64 MB, então se seu PC for mais antigo, infelizmente não vai dar certo.

Memória RAM: O Dolphin precisa de 1 GB de memória para executar. Só isso.

HDD: Você vai precisar de um certo espaço no seu PC para guardar as ISOs. Os jogos de Game Cube geralmente usam menos de 2 GB cada, enquanto jogos de Wii chegam a 4.7 GB cada. Super Smash Bros. Brawl usa 7.4 GB por ser um DVD Dual-Layer.

Se seu PC atende aos requisitos acima, vamos continuar.



Terceiro Passo: Encontrando os Jogos

Como vocês devem saber, existem centenas de sites pela internet onde você pode baixar ROMs e ISOs de qualquer console.

No entanto, os jogos de Game Cube e Wii são bem mais pesados do que aqueles de Super Nintendo ou PlayStation. Você vai precisar de uma boa conexão com a internet se for baixá-las. Porém lembre-se que em alguns casos é possível encontrar os jogos divididos em pequenas partes, e também por torrent.

Nesse caso você vai ter que checar como quer baixar os games. Existem várias opções pela internet, fique à vontade. O importante é conseguir uma ISO que funcione perfeitamente.



Quarto Passo: Configurando o Emulador

Agora vamos para a parte mais chatinha: Configurar o emulador para jogar.

Primeiramente, cheque os controles. Você pode usar um controle qualquer para PC (Eu uso um Dualshock) ou o bom e velho teclado. No Dolphin você tem acesso bem fácil ao menu na parte de cima da tela. Não tem erro. Se for jogar um game de Wii clique no ícone do Wiimote e arrume do seu jeito. Se for de Game Cube, clique no GCPad logo ao lado.

As configurações de vídeo geralmente não precisam ser alteradas porque o Dolphin já deixa a melhor configuração como padrão. No entanto, tem algumas coisas que você precisa saber.

Na configuração Geral:

- Use Direct3D9 ou Direct3D11 de preferência. O OpenGL deixa os gráficos mais bonitos, porém gasta muita memória de vídeo e pode ficar lento se você não tem uma boa placa.

- Não ative o VSync pois ele pode reduzir a velocidade de emulação.

- Se for usar a Tela Cheia, use sempre a resolução do seu desktop. Não tem impacto na velocidade.


No menu Improvisos não mexa em nada. Aquelas configurações são para melhorar a qualidade dos jogos de Game Cube e Wii, mas exigem muita memória de vídeo e podem causar problemas.

No menu Hacks deixe a opção "Ignorar mudanças de formato" ativada e o "Frame Buffer Externo" deixe marcada a opção Desativar.

No menu Avançado deixe todas as opções desativadas. Esse menu é para depuração e outras coisas que não interessam no jogo.

Se mesmo assim você ficar em dúvida, o Dolphin tem um menu em português onde ele mostra informações sobre o que você deve ativar ou desativar.



Quinto Passo: Jogar

Finalmente. Tudo feito, é hora de começar.

No Dolphin, abra o menu Arquivo no canto da tela. Clique em "Procurar por ISOs" e vá até a pasta onde você deixou as suas ISOs.

O menu vai atualizar com o banner dos jogos que você baixou. Basta dar dois cliques no banner desejado e pronto.


Esse foi um tutorial básico de como emular Game Cube e Wii no seu PC. Se você ficou com dúvidas, deixe um comentário e eu responderei assim que possível.

2 comentários:

  1. Ufa, esse post deu trabalho. Se alguém gostou, recomende para amigos porque dessa vez eu mereço! xD

    ResponderExcluir
  2. Agora não tem desculpa para não jogar.
    Belo tutorial Alexandre. Isso boa opção para quem não tem condições para ter o original.
    Mudando pouco de assunto, o flash adicionou dois novos personagens para beta. Pacman e Pit com seus movimentos do Smash 4

    Lucas F.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, e não se esqueça, conteúdo de qualidade sobre Super Smash Bros., é só aqui, no Smash Club.