quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Super Smash Bros. é um jogo violento?

Não é de hoje que vem sendo discutida a questão sobre os vídeo-games. Muito tempo, atrás, jogos como Mortal Kombat e Carmaggedon trouxeram polêmicas sobre a violência em games. Tanto é que foram criadas instituições que censuram jogos, assim como fazem com os filmes.

Quando Super Smash Bros. foi lançado para Nintendo 64, recebeu censura livre da ESRB, órgão americano que avalia jogos. Mesmo assim, em sua avaliação foi constada a presença de "violência animada".

Já em Super Smash Bros. Melee, lançado para Game Cube, a mesma instituição avaliou o game como impróprio para menores de 13 anos. De acordo com eles, esse jogo trazia, uma espécie de "humor de mau gosto", e violência leve.

Brawl para Nintendo Wii também recebeu censura 13 anos, mas o humor de mau gosto foi substituido pelo "humor cruel", além de violência estilo "cartoon".

NOTA: Humor Cruel é considerado o tipo de comédia que tenta fazer o público rir usando a dor de personagens. Isso é muito visto em desenhos hoje em dia. O humor de mau gosto é a mesma coisa, porém mais leve.

Porém, no Japão, a CERO, órgão que avalia jogos por lá, classificou todos os games da série como censura livre, mesmo levando em conta os itens citados pela ESRB.

O que eu quero deixar aqui é o seguinte: É muito comum vermos crianças nos dias de hoje jogando jogos violentos. É comum também vermos a recepção negativa desses jogos na mídia (Programas de TV, Notícias em revistas, Internet, etc.).

Se uma criança menor de 13 anos joga Super Smash Bros. Brawl, acho que pouca gente diria que está jogando um game que influencia negativamente.

Esses tempos atrás, eu estava lendo uma matéria em um jornal, que trazia notícias sobre games. Entre eles estava Brawl. O jornal dizia o seguinte: "O jogo é recomendado para maiores de 12 anos (Mas os mais novos podem jogar acompanhados dos pais)". Será que isso é realmente necessário? Um pai que joga Smash Bros. com o filho não o deixaria jogar sozinho, ou com os amigos?

Outro detalhe que eu gostaria de chamar a atenção: Vocês viram bem os personagens que participam dos jogos?

Tirando Solid Snake, e, talvez, Samus, todos os personagens pertencem a games tradicionamente infanto-adultos, ou seja, para todas as idades. Não sei se isso conta um ponto, mas talvez.

Mas eu gostaria que vocês que lêem o Smash Club refletissem um pouco nesse caso. Eu não acho que Smash Bros. influenciaria uma criança de forma negativa.

O que vocês pensam a respeito disso?

14 comentários:

  1. O que eu acho? Um verdadeira falta do quê fazer. Porra, Smash Bros violento???

    Pra mim, o jogo é violento quando é que nem GTA, barulhos de tiro de verdade, pessoas de verdade, mortes de verdade, sangue. Talvez o Metal Gear do Snake se encaixe nesse quesito. Mas o Smash? Que só tem personagens, pode-se dizer, cartunizados, animados? E a violência animada, ou cruel, como dizia: agora eles querem que nem socos os jogos tenham mais? Então, receio que daqui pra frente só haverão games de esportes... Duvido que uns soquinhos que nem Smash podem influenciar negativamente. O que influencia negativamente são jogos, como eu disse, reais, com temática real.

    Agora, essa de só jogar com os pais foi um tremendo balão por parte do cara do jornal! Jogar com os pais, mas sozinho não!? O cara que escreveu, com certeza, não sabe nada de games, kkkkkkkkk (vou terminar o comentário assim se não vou continuar com o quebra-pau).

    ResponderExcluir
  2. Tem aquele menino de 7 anos que, influenciado por GTA, matou um amigo, quase outro, e tentou fugir de carro.....
    PORRA, ELE TEM PROBLEMAS SÉRIOS! E meu, aquele jogo é pra 18+ em todo o mundo, claro que agente joga também, mas um pia de SETE anos, ai é culpa de quem o deixou jogar! Tipo, cria seu filho num mundo assim, tudo pode: mata, rouba, foge... ele vai crescer com essa idéia. Mas cá entre nós... NEM UM PIA DE 7 ANOS DARIA UM SOCO NO SEU AMIGO PRA ELE SAIR VOANDO E CAIR FORA DO ESTÁGIO.... (ou virar estrelinha!) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    E se pensarem um pouco mais só, os desenhos animados de hoje (sem contar Animes), são BEM mais violentos que muitos jogos e sim induzem os de mente fraca a aquilo tudo. Falei sem contar Animes, porque quase todos tem algo de violência, mas a maioria conta com um mundo quase inteiro fictício, ou poderes e tal, ai é outra história. Nunca vi alguém achar que REALMENTE vai dar um KAMEHAMEHÁ no outro........ SERIA HIlÀRIO!

    ResponderExcluir
  3. Daqui a pouco vão taxar Super Mario como jogo violento. Motivo: ele mata tartarugas e escraviza dinossauros! Sinceramente, não se deve dar ouvidos a todos os tipos de comentários. Sensacionalistas existem em todos os lugares do mundo, e criticam qualquer tipo de cultura, seja jogos de video-game, filmes, ou até mesmo desenhos animados.

    ResponderExcluir
  4. Primeiro, não pude deixar de rir, pq o comentário digamos radical e violento ,de certa forma, do Willi, poderia ser usado por alguem que diga, o Willi é nervoso desse jeito por que joga Smash.

    Bem, o jogo em si é apenas Cartoon Violence, nada que tenha total e completa ligação com a vida real que possa estimular uma criança. O máximo que ela vai fazer é brincar de Smash com seus amigos enquanto usa a imaginação (coisa que eu fiz). Se smash fosse um jogo tãããão violento assim, não veríamos fanarts na internet do Pikachu matando o Kirby com um machado todo sujo de sangue. Essas imagens só existem por que essa não é a realidade do game. Assim dito pelo LTG,Games e desenhos fantasiosos não fazem mal a ninguém, visto que seu conteúdo é tão abstrato que não tem como reproduzi-lo na atualidade.

    Eu diria que apenas por segurança a censura deveria ser de 10 anos, mas não que alguém menor não possa jogar.


    PS: Eu conheço alguém que sofreu, com coisas do tipo não poder jogar Kirby Crystal Shards pq os responsáveis não o aprovaram para a idade de seu filho.

    ResponderExcluir
  5. Kirby... KIRBY??? OMFG WTH WTF???
    Não cara, sério, essa foi feia.... me digam por favor... o que o Kirby faz de TÃÃÃO violento assim? "Ele come os outros, literalmente" ¬¬
    Éééé... eu vo sair por ai abrindo a boca e sugando ar achando que vou ganhar o poder do meu amiguinho.... ¬¬

    Sem falar que tudo também depende da pessoa que está jogando. Se ela tiver algum problema, ai sim pode ser que talvez que sabe por acaso venha a causar algum tipo de problema maior. O caso do GTA não conta, por vários fatores:
    - o jogo é 18+
    - ele tinha SETE anos
    - ele tinha PORBLEMAS SÉRIOS
    - pais BURROS que dexam o filho jogar nessas codições
    Po, pelo menos faça uma média, SETE anos ainda é SUPER influenciado pelo meio, já agente tipo 13 acima, temos nossa visão de mundo quase toda formada. Eu realmente formei a minha (finalizei) esse ano.... mais ou menos. Mas eu SEI, desde os 12, que NÃO ADIANTA MATAR UM AMIGO E FUGIR DE CARRO SEM SABER DIRIGIR.... E QUE EU NÃO SOU DE BORRACHA (o Sogeking, quando estávamos na praia [já faz um ano, por ai], achou que era MESMO de borracha ("esqueci que eu não sou de borracha") e deu uma de Monkey D. Luffy, Gomu gomu no BAZUKA na parede... kkkkkkk) (mal Soge, eu TINHA que falar..... kkkk)

    ResponderExcluir
  6. Se jogos influenciassem assim, hoje eu seria um soldado-encanador-ninja-robô-mutante-samurai-lutador-piloto-tenista-guerreiro-dançarino-deus-treinador pokemon-azul do futuro pós apocaliptico

    ResponderExcluir
  7. Imagina....... Mas fala a verdade, fez um estrondo bem forte a minha normal normal bazooka né?

    ResponderExcluir
  8. uashuahsuahsusahuashuash
    Foi legal ouvir você "Gomu gomu no... bazooka!" *BAM* "OUCH! Esqueci que não sou de borracha!"

    ResponderExcluir
  9. hummmm...numm!
    é claro q num.
    acho q ta faltando ate umas porradinhas.. rsrs

    e olha alexandre, postei seu banner la no meu blog, o blogdoiml.wordpress.com, depois da uma olhada la valeuz?

    vo deixar aqui o meu banner:
    http://lh6.ggpht.com/_niUUh2gbddk/TMEJdCqsxAI/AAAAAAAAAjQ/Pi2s7zRDRGg/s800/e%20EU%20com%20ISSO%20pequeno%207%20%5Bgif%5D.gif

    abçs ai pra vc vei.
    fuizzzzzzzz!

    ResponderExcluir
  10. valzo LLL!
    abçao meu camarada e long life to blog! fuizz!

    ResponderExcluir
  11. eu n acho q seja muito violento assim para ser para maiores de 13 anos caras eh meio q uma luta de desenho animado de crinças entre 6-12 por ai nem se quer tem sangue na luta para ser para maiores de 13 anos

    ResponderExcluir
  12. LoL smash bros jogo violento e pra maiores de 13 anos rsrs q q issu

    jogo violento é q nem gta god of war esses ai mais super smash bros brawl violento issu é ijustiça

    ResponderExcluir
  13. caramba , isso e um jogo violento , ta ate parece que eu vou sair dando porrada e porpeta de fogo em todo mundo por causa disso

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, e não se esqueça, conteúdo de qualidade sobre Super Smash Bros., é só aqui, no Smash Club.