sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Masahiro Sakurai critica enredos em jogos


Quando eu comecei a me aventurar no universo dos RPGs, algo que sempre admirei foi a história desses jogos. A forma como o ambiente, e os personagens são detalhados, e seguem uma trama, onde muitas vezes eu queria jogar mais um pouco só pra ver o que ia acontecer.

Mas parece que essa não é a opinião de Sakurai, criador do Super Smash Bros. e do Kid Icarus: Uprising. Em um artigo da Famitsu, Sakurai criticou a forma como o enredo acontece nos jogos:

"Como jogador, como alguém que tem jogado videogame há bastante tempo, para mim as histórias contadas neles muitas vezes são cansativas. Por exemplo, jogos que demoram uma eternidade para sair da introdução e não nos deixam começar a jogar ou jogos que são totalmente dublados ou acabam tendo seu ritmo todo bagunçado. Eu quero apenas aproveitar o jogo e penso que sou intolerante a aspectos que bloqueiam essa diversão. Eu posso aproveitar uma história em qualquer outra mídia; Quero apenas que o game me permita jogar imediatamente.

Por exemplo, vamos falar sobre como, nos RPGs e jogos parecidos, um personagem em que você passou todo o jogo evoluindo morre ou deixa o grupo apenas para o bem do enredo. De um ponto de vista do jogador, isso é terrível, totalmente irracional. Em jogos onde você luta contra inimigos, você está jogando da perspectiva do herói e está sendo solicitado, basicamente, a ganhar sempre. Se os jogadores acabam em uma situação difícil porque a história pede, isso é como penalizá-los mesmo que não tenham cometido nenhum erro. Como jogabilidade, é algo deficiente
"

Particularmente, eu discordo. Tudo bem que um jogo como Super Smash Bros. ou Super Mario não precisam de um enredo complexo para funcionar, mas eu não me imagino sendo um grande fã de Final Fantasy IV, Chrono Trigger ou Final Fantasy VII, se não fosse por suas histórias.

Fonte: Meio Bit Games.

3 comentários:

  1. Também discordo do Sakurai. Acho que jogos são sim uma boa mídia para se contar uma história. Ainda mais no mercado atual, com os jogos como os da Biowere ou da bathesda(exemplos mais clichés) onde você está sempre mudando o rumo da história com cada decisão. Não dá para fazer isso no cinema ou nos livros, por exemplo.

    ResponderExcluir
  2. eu concordo um pouco, mas acho que deveria ter jogos de RPG que tivesse mais ação e um pouco mais fácil.
    mas nem todos os RPGs precisam ser assim.

    ResponderExcluir
  3. msm q tenha enredo e bom para entender o motivo da historia

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, e não se esqueça, conteúdo de qualidade sobre Super Smash Bros., é só aqui, no Smash Club.