quarta-feira, 11 de abril de 2012

Uma análise no modo Adventure - Parte 1


Super Smash Bros. 64 ainda é meu jogo favorito do Nintendo 64. Por quê?

Este foi (E continua sendo) o game que traz mais diversão entre meus amigos. Passamos muito tempo socando, arremessando e usando armas um nos outros, e isso é muito divertido. Super Smash Bros. foi um jogo feito para causar risos entre os amigos.

Enquanto Melee e Brawl ainda estavam inacessíveis pra mim, eu ficava muito curioso em saber como funcionava o modo Adventure, que não existia em SSB 64. Eu sempre gostei de plataforma 2D, e, como havia adorado a jogabilidade de Smash Bros., esse modo me chamava muita atenção.

Antes de criar o Smash Club, eu confesso que não sabia o quanto as pessoas gostavam desse modo de jogo. Ainda hoje, vejo muitos comentários aqui no blog de pessoas que querem testar o modo Adventure de Super Smash Flash 2. Teriam os criadores encontrado o modo perfeito para se desfrutar de Super Smash Bros. em modo 1 player?

Eu inclusive me impressionei pelo fato de que, ao anunciar o novo Super Smash Bros. para 3DS/WiiU, muita gente está comentando como será o modo Adventure desse game.

Então, resolvi fazer essa matéria especial, para analisarmos e comentarmos como é a participação do modo "Aventura" na franquia Super Smash Bros, e, talvez refletirmos sobre o quê poderá vir no próximo game.

O modo Adventure de Melee


Ao iniciar o Super Smash Bros. Melee no modo 1 Player, surgem duas opções de jogos: Classic e Adventure. Mas o quê seria esse modo Adventure? Obviamente, o modo Classic trata de derrotar os oponentes um seguido do outro. Mas como seria esse modo "Aventura"?


Ao iniciar o jogo, você escolhe seu personagem, dentre todos que estiverem disponíveis. Ao pressionar o botão Start, você é levado para uma tela com o título: "Mushroom Kingdom - Stage 1".

A tela "Ready" dá início a fase. Seu personagem surge na tela, mas não há um inimigo para você matar. O quê fazer? Siga para a direita, derrotando Goombas e Koopas como se estivesse no Super Mario World. Pule por canos, pegue itens, siga em frente. Definitivamente, o jogo se tornou um plataforma 2D.

Mas e quanto aos outros personagens do jogo?

Logo no Stage 1, mais precisamente na metade da fase, você encontra o Yoshi Team, e precisa derrotá-los normalmente, como se fosse no modo Classic. Após completar a primeira fase de Mushroom Kingdom, você luta normalmente contra Mario e Peach, ou Luigi, dependendo.

O modo consiste de um total de 12 fases. Vale lembrar que o modo Adventure de Melee ainda possuia fases sem plataforma 2D, que se resumiam a batalhas normais:

Kongo Jungle - Você lutava apenas contra Donkey Kong.
Green Greens - Lutava contra Kirby.
Pokémon Stadium - Se resumia a enfrentar os Pokémons do jogo.
Cornéria - Fox e Falco.
Onett - Você só enfrenta Ness.
Battlefied - Wire-Frame Team e Metal Mario/Luigi
Final Destination - Batalha final.

Ou seja, 7 das 12 fases eram nada mais do quê lutas que eram possíveis no modo Classic. As fases que possuiam plataforma 2D eram:

Mushroom Kingdom
Underground Maze
Brinstar

F-Zero Grand Prix
Icicle Mountain


Mesmo sendo fases de plataforma, ainda haviam as batalhas contra outros personagens. Cada um em seu respectivo estágio.


O Adventure Mode de Melee não possuia enredo, porém às vezes uma cutscene de alguns segundos mostrava os inimigos se aproximando, e após você terminar a fase Brinstar, um vídeo mostrava o planeta explodindo próximo a PopStar, o planeta onde se localiza a fase Green Greens.

Além do mais, permitam-me entrar num modo "pessoal".

Acredito que as únicas fases que verdadeiramente exploraram o sentido de "Aventura" foram Mushroom Kingdom Underground Maze, já que nessas fases você é livre pra se locomover, e possui obstáculos e inimigos a vencer.

F-Zero Grand Prix: A fase é totalmente vazia. Você só corre para a direita, e desvia dos carros que passam de tempo em tempo.

Brinstar: O objetivo é apenas subir, e você tem um limite de tempo para fazer isso.

Icicle Mountain: Novamente, o objetivo é ir subindo, e você não pode ser prensado(a) pela tela que vai acelerando.

Ainda assim, o modo Adventure de Melee certamente foi uma ótima adição ao Single Player de Super Smash Bros. Acredito que era a melhor opção para quem quisesse passar algum tempo desfrutando do jogo sozinho.

Curiosidade:






Super Smash Flash 1 possui um modo Adventure semelhante ao de Melee. Na época de criação do jogo, Brawl ainda não havia sido lançado.


Na próxima parte desse texto, vamos ver como o modo Adventure evoluiu de Melee para Brawl.

5 comentários:

  1. Legal, saudades de jogar super smash flash, quero ver o adventure do Brawl, sei que o grafico do Brawl e mais bom do o Melee, Smash club dano mais um passo para frente ^^

    ResponderExcluir
  2. até hoje não entendo por que que teve gente que não gosto do subspace emissary ?

    ResponderExcluir
  3. alguem sabe a lista completa de personagens do super smash bros brawl

    ResponderExcluir
  4. Bom post cara.
    Isso mostra que o blog não esta morto.
    Continuem assim, visito ele todos os dias :D

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, e não se esqueça, conteúdo de qualidade sobre Super Smash Bros., é só aqui, no Smash Club.