quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Serviço de Utilidade Pública: Como criar um blog


Caros leitores que acessam o Smash Club. Hoje o post vai ser um pouco diferente do que vocês estão acostumados. Vou lhes passar algumas dicas sobre como criar um blog.

Tenho certeza que muitos de vocês já pensaram no assunto, do tipo, possuir um blog próprio, revelar suas ideias para o resto da internet, etc.

Mas fique sabendo que isso não é uma tarefa fácil. É necessário muito mais do que escrever e postar, se você quiser que seu blog conquiste o público. Aqui vão algumas dicas:

CRIANDO O BLOG

O Smash Club foi criado a partir do Blogspot. Essa ferramenta pode ser acessada com a sua conta do Google. Mas existem outros servidores que podem ser utilizados, como o Wordpress por exemplo. Isso fica a sua escolha.

Importante: Para que seu blog siga em frente, é necessário ter um tema em mente. O Smash Club, por exemplo, fala apenas de Super Smash Bros. e seus personagens. Se você criar um blog sobre jogos, foque apenas em jogos, ou seu blog vai virar uma bagunça.

ADMINISTRANDO SEU BLOG

Após criar um blog, você certamente estará com ânimo para continuar. De preferência, faça um post de apresentação, dizendo quem é você e sobre o que será seu blog. Você pode fazer isso sozinho, ou contratar ajudantes. 

Lembre-se: Só contrate amigos confiáveis, e não passe o direito de administrador para quem você não conhece. Mas você pode sempre contratar novos redatores. Isso inclusive ajuda o blog a crescer.

Escolha cores que combinam com seu blog, e procure usar sempre uma boa ortografia. Erros de português vão tirar alguns pontos da credibilidade de seu trabalho. Coloque imagens, vídeos, tudo o que puder, e lembre-se sempre de separar seus posts em categorias, para facilitar a busca dos visitantes.

DIVULGANDO SEU BLOG

Após criar seu blog, e fazer alguns posts, saiba que as visitas não caírão do céu. Um bom jeito de atrair visitantes é com a parceria. Como isso funciona?

1 - Troca de banners: Você pode criar uma imagem, ou um GIF animado com o logotipo e o nome de seu blog. Então, procure outro blog que tenha banner, e peça para fazer uma parceria. Após aceitarem, troquem os banners e coloquem os links para seus blogs.

2 - Troca de links: Claro, nem todos os blogs possuem banners. Mas você pode pedir a parceria somente pelos links.

IMPORTANTE: Separe um local do seu blog somente para as parcerias. Deixe todos os banners/links juntos, não espalhe tudo pelo seu layout.

POSTAGENS

Começar um blog é sempre muito bom. Você logo quer postar demais, falar tudo que pensa, etc. Mas tome muito cuidado:

Tente manter uma taxa de posts em seu blog. Evite postar 3 vezes seguidas no dia e depois deixar 2 semanas sem posts. Vou dar um exemplo: A taxa do Smash Club é de pelo menos 1 post por semana ou mais, sendo que eu evito deixar o blog mais de 7 dias desatualizado.

Lembre-se: Você pode contratar um ou mais redatores para atualizar o blog pra você. Repetindo: Não passe a administração pra quem não conhece.

ENCERRANDO O BLOG

Mesmo sendo muito bom ter um blog, pois é um bom passatempo, além de entreter os leitores, é inegável que um dia ele acabe.

Supondo que você irá encerrar seu blog. Faça o seguinte: Deixe um post de despedidas para que os leitores não fiquem esperando eternamente mais posts.

E o principal: Não delete seu blog. Por mais que você não utilize-o mais, ele fica arquivado e poderá ser acessado por mais pessoas. Se você o apagar, todo o seu trabalho será em vão. Sempre haverão mais pessoas dispostas a ler seus posts.

Bem pessoal, acho que é só isso. Espero que eu tenha ajudado os futuros blogueiros. Até mais.

6 comentários:

  1. No blogspot, cada blog possui um menu. Lá existe a opção "nova postagem" e "Editar postagens".

    ResponderExcluir
  2. Realmente... eu tentei fazer um meu mesmo, o Nerd VS Gamer, mas não fui além do primeiro post....
    Ai vi que tudo que eu tinha pensado não daria muito certo, não consegui achar [vontade] tempo pra postar e tudo.... e deletei o blog 2 dias depois de criar. hehe.... não sirvo pra blog, pelo menos não sozinho.

    E novamente desculpas não estar postando, faz 3 semanas que meu blogger não em deixa postar nem outras coisas..... e ainda não sei porque, poha!

    ResponderExcluir
  3. ótimo post, criei contas no blogspot e outros lugares como o blog-br.com, estou testando vários, e já tenho muitos assuntos em mente para interagir com a moçada rsrs.bjos.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, e não se esqueça, conteúdo de qualidade sobre Super Smash Bros., é só aqui, no Smash Club.